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Marketing
Gessica Marchioli
há 3 meses
07 passos para uma estratégia de marketing eficaz na área da saúde
A busca por informações ou conhecimentos específicos de saúde acontece em momentos de urgência ou após diagnósticos que exigem tratamento imediato. Por isso, estratégias de marketing podem transformar a sua clínica ou consultório, nesse setor que sabemos que possui um cenário bem competitivo em uma referência, não apenas em um local de emergência.
Apenas oferecer um bom serviço não basta, é preciso estar atento e aplicar estratégias de marketing eficazes, investindo em reconhecimento de marca e gerando interação com seus pacientes.
Neste guia, iremos te apresentar 07 dicas práticas e eficazes que irão ajudar você a se destacar no mercado. Nosso objetivo é fornecer insights valiosos para aprimorar sua presença online e fortalecer o relacionamento com seus pacientes.
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Saiba com quem você está falando
Antes de iniciar com qualquer planejamento ou estratégia de conteúdo, é importante entender quem são os seus pacientes ideais, segmente seu público com base em fatores como idade, localização, necessidades e comportamentos, para focar o seu conteúdo em quem precisa dele, como por exemplo uma clínica pediatra, em que o seu público-alvo e para quem o conteúdo será direcionado são mães de crianças pequenas.
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Produza conteúdo educacional e relevante
No setor da saúde, o conteúdo de qualidade não só ajuda a educar seus pacientes, mas também estabelece você como uma autoridade confiável na área. Ao criar e compartilhar informações úteis e relevantes, como artigos de blog, vídeos explicativos e infográficos que abordem tópicos relevantes para a sua especialidade. Além disso, você pode usar a técnica “Segmentação de Audiência”, que são conteúdos específicos para diferentes grupos dentro do seu público-alvo. Com isso, você não só ajuda seus pacientes, mas também melhora a sua presença online.
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Não ignora o SEO
A otimização para mecanismo de busca (SEO) (Search Engine Optimization) é basicamente um conjunto de técnicas utilizadas para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e é fundamental para garantir que sua prática seja facilmente encontrada online. O SEO local é especialmente importante para clínicas e consultórios, pois ajuda a atrair pacientes da sua área geográfica.
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Provas sociais são importantes
Recomendações de pacientes feitas de forma online ou boca a boca são uma das formas mais eficientes de construir confiança e credibilidade, pois avaliações positivas podem influenciar a decisão de novos pacientes ao escolher os seus serviços.
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Humanize seu perfil
Invista em conteúdos com valor, que mostre não apenas o seu serviço, mas também você como um todo, traga conteúdos que mostra a humanização da clínica, os processos e funcionários são excelentes ideias para trazer ao público a ideia de que no lugar que você trabalha todos são “gente como a gente” e não existem discriminações.
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Interaja com seus seguidores
Outra técnica que gera reconhecimento de marca e visibilidade para o seu perfil é a interação com o seu público, o jeito que você fala com ela, fala das dores e mantém contato constante. Isso pode ser feito através de enquetes interativas, com opiniões sobre alguns temas de saúde e sugestões de conteúdo ou demonstrando essa preocupação com o paciente através do uso de E-mail Marketing, onde você pode enviar informações úteis ou lembretes para check-ups regulares.
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Monitore seus resultados
Para você saber que as suas estratégias de marketing estejam realmente funcionando, é importante monitorar e avaliar os seus resultados. Existem diversas ferramentas de análise para medir o desempenho de suas campanhas, posts e eventos. Por isso, realize pesquisas de satisfação com pacientes e ajuste as estratégias com base nos dados se necessário.
Investir em uma estratégia de marketing bem planejada e eficiente pode trazer uma enorme diferença na sua visibilidade e sucesso. Lembre-se, o objetivo é não apenas atrair novos pacientes, mas também construir uma base sólida de confiança e lealdade. Ao aplicar essas práticas, você pode entender o seu público, criar conteúdo valioso, poderá fortalecer a presença da sua clínica e oferecer uma experiência excepcional aos seus pacientes.
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