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  • As 5 melhores estratégias de marketing para restaurantes

    Marketing

    Imagem do Samara B.

    Samara Borges

    há 3 meses

    As 5 melhores estratégias de marketing para restaurantes

    Se você está aqui é porque gostaria de aumentar o faturamento do seu restaurante e entende que o marketing pode ajudar, não é mesmo?

    Mas antes de te contar as 5 estratégias que dão resultados, iremos te explicar como funciona as etapas do marketing para o seu restaurante fazendo não só o faturamento progredir como também a sua marca. 

    Existem ferramentas e iniciativas fundamentais para acertar em cheio e fidelizar seus clientes.

     

    O primeiro ponto a considerar para uma empresa do ramo alimentício, é a experiência. E esse fator independente se for presencialmente ou delivery.

    A experiência é o fator principal. Por isso é muito importante prestar atenção na jornada do cliente, para que nenhuma ponta fique solta.

    Ainda dentro do fator experiência temos diferentes ações que podemos executar. Como:

    Sabor;

    Cheiro;

    Embalagem;

    Atendimento;

    Tempo de entrega;

    Montagem do prato;

    E aqui vai uma dica importante: a sua entrega precisa ser “instagramável”

    Faça a sua comida ser tão bonita que a pessoa pense “tenho que tirar uma foto”, isso faz toda diferença para o conteúdo orgânico, atraindo mais clientes de forma não promocional. Quem é a melhor pessoa para falar do seu restaurante, você ou o seu cliente? 

     

    1 - Redes Sociais

    No Brasil e no mundo, estamos vivenciando uma era onde todos estão nas redes sociais e o Instagram vem atraindo uma diversidade de pessoas, com diferentes segmentações, só no Brasil, são 99 milhões de usuários nessa rede.

    O algoritmo das redes sociais vem tornando uma comunicação mais estreita e qualificada, ou seja, podemos ter gostos de cor parecidos, mas provavelmente queremos coisas diferentes nessa cor. 

    E aqui está o segredo do sucesso do Instagram.

    Uma competição de criatividade, informação e melhoria. Selecionando o conteúdo conforme suas pesquisas, desejos, necessidades, vontades e com quem gostaria de ser e aprender, fazendo assim o usuário consumir cada vez mais, aumentando o valor da publicidade e o faturamento das marcas que sabem usar essa fonte com estratégia. 

     

    2 - Instagram / Impulsionamento

    Para empresas, o Instagram é um local de portfólio e comunicação, se tornando imprescindível para o marketing de restaurantes, ainda mais alinhado ao tráfego.

    O Meta vem performando em seus anúncios, conseguindo segmentar de maneira mais simples e assertiva. Se o cliente teve um bom tempo de tela naquele anúncio e se teve uma ação, o algoritmo entende aquele perfil e procura outros, e quanto mais tempo trabalha, mais assertivo fica. Ele acha a sua persona, e é aqui que muda o jogo.

    Dica: saiba qual o seu público e desenhe essa persona. Diversas maneiras existem para encontrar. Se você ainda não sabe as características do seu público, você precisará testar diferentes. 

    Não existem problemas em mudar o formato ao longo do caminho, o sucesso é sobre se adaptar. Errar, mas não nas mesmas coisas, lembre-se disso e tudo ficará bem.

    Dica: se o criativo contém um bife de carne, negativa o público vegano.

    Assim como um criativo precisa ser testado, a marca precisa achar o seu público. Por isso que o impulsionamento para restaurantes hoje é indispensável. 

    Aliado ao conteúdo orgânico, ele encontra a sua persona por meio das segmentações, e outro ponto positivo é que ele atrai pessoas para o seu perfil no Instagram, diferente do Google Ads. 

    Com impulsionamento e uma comunicação presente no seu Instagram, você tem clientes qualificados e consegue se comunicar com eles. Bingo!

    Desde o início de todo a jornada do cliente o seu único objetivo não deve ser apenas vendas, pois eu duvido que o lead que chegou por meio de um anúncio/campanha e vire cliente fiel, retornando sempre ao estabelecimento com frequência, não seja seu objetivo? Garantimos que sim. 

    Mas para isso, você precisa ser estratégico no caminho que esse lead irá percorrer, levando-o a seguir suas redes, acompanhar e interagir, continuar recebendo descontos, cupons, incentivando o feedbacks positivos e avaliações.

    Por meio do conteúdo de valor, sempre com foco no cliente, conseguimos essa interação espontânea que é muito valiosa para o seu empreendimento. E essa é a terceira estratégia.

     

    3 - Conteúdo 

    Além do aumento do faturamento, os seus objetivos podem incluir: aumentar o número de clientes, impulsionar as vendas, melhorar a experiência, aumentar a conscientização das pessoas sobre a marca, elevar índices de fidelidade etc. 

    Quais são os seus no momento?

    Na Influup sempre pensamos em estratégias que irão ser aliadas aos objetivos. Precisamos não apenas aumentar engajamento, mas engajar com o público que designamos. Pois entendemos que qualidade é melhor que quantidade. 

    Viralizar hoje é o sonho de todos nas redes sociais, não importando com a qualidade, o amadorismo, a vergonha... querem viralizar.

    As consequências nem sempre são boas. Muita visibilidade sem ser o público ideal pode ser que traga uma forma negativa ou diferente daquilo que você queria passar, podendo acabar com a sua marca.

    Por isso, entenda os objetivos da sua empresa com ricos e desenhados detalhes.  

    Amamos quando os conteúdos dos nossos clientes viralizam, nos orgulhamos sem medo, pois foi estrategicamente pensado para o objetivo. O público atingido foi o público que queríamos atrair. E isso é melhor ainda do que a quantidade.

    Muitos food services saem na frente, já utilizando as redes sociais e menus tecnológicos bem produzidos. Alinhado ao marketing digital de conteúdo, publicando em sites e blogs próprios tudo o que as pessoas gostariam de saber (inclusive novidades que repercutiram bem lá no Instagram ou no espaço físico, por exemplo).

    Informações e curiosidades sobre o seu restaurante e a sua equipe são bem-vindas, detalhes da história do restaurante e dos pratos mais populares e até feedbacks dos clientes também, entre outros.

     

    4 - Google Meu Negócio

    A quarta estratégia é a ferramenta que gerencia a presença online dos negócios locais, ou seja, o Google Meu Negócio. 

    Muitas empresas quando chegam na Influup, desconhecem ferramentas acessíveis e extremamente necessárias como, o Google Meu Negócio. Nele você irá complementar com informações de pesquisa para mecanismo de busca, além de complementar com fotos, endereço, contato, comentários da experiência das pessoas que visitaram relataram.

    E uma das coisas que mais consideramos importante principalmente para espaços físicos em lugares com ponto turístico, é a localização no mapa. 

    No Maps as pessoas pesquisam sobre restaurantes mais próximos de onde estão, e você pode ter um ponto no mapa exclusivo, é aqui que você se destaca dos concorrentes.

    Tenha informações claras, fotos atraentes e feedbacks positivos e parabéns! Você conquistou um novo cliente!

    Como já dissemos antes, o marketing não é feito apenas de uma estratégia, mas de um conjunto de habilidades, e uma delas, é testar novas ferramentas, redes e comunicações. 

    A quinta estratégia vem a partir da criação do Google Meu Negócio, pois por meio desta conta, você poderá anunciar seu restaurante para mais pessoas que estão próximas da localização. 

     

    5 - Tráfego Pago

    O tráfego pago é essencial para restaurantes nos dias de hoje. Combinado com o conteúdo orgânico, ele garante que seu site ou perfil seja exibido de forma mais precisa para um grupo específico de pessoas, ou seja, seu público-alvo.

    Os anúncios online têm o poder de atrair novos clientes interessados no seu produto, seja através de pesquisas sobre restaurantes, pratos específicos ou até mesmo blogs de culinária. Os leads que demonstrarem interesse clicando no seu anúncio fornecerão informações de contato, como e-mail ou telefone, possibilitando que você entre em contato para oferecer mais detalhes sobre seu serviço ou produto.

    Uma dica importante é definir claramente o objetivo antes de iniciar a campanha. Desde o início, é fundamental estar atento ao objetivo da campanha, como o público-alvo desejado, idade, gênero e preferências, segmentando-os de acordo com o objetivo estabelecido!

     

    Se você deseja saber mais sobre essas e outras estratégias, nos siga no Instagram: @Influup.mkt por lá compartilhamos dicas e estratégias valiosas para impulsionar o crescimento da sua marca!

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