Blog
-
Marketing
Jessica Ferreira
há 1 ano
O que ninguém te conta sobre crescer um Instagram engajado
Vai dar trabalho. Sim, eu sei que começar assim pode parecer muito desanimador. Mas você já deve ter ouvido que em um restaurante, por exemplo, “o olho do dono é que engorda a boiada”. Em outras palavras, se o dono não estiver presente no restaurante, as chances de sucesso são pequenas.
Não estou falando sobre estar 100% online ou fazer todas as trends que aparecerem, mas sim sobre dedicação. Para construir um Instagram engajado, você precisará de uma comunidade engajada.
E para construir essa comunidade, é necessário relacionamento. Afinal, é praticamente impossível construir um relacionamento com alguém tendo apenas um contato por semana, certo?
Para essa comunidade, de nada adianta você postar todos os dias, porém nunca responder os comentários, dificultar o atendimento e tratá-los apenas como números.
Vamos visualizar outro exemplo para te ajudar: você já deve ter participado de algum time de esporte, certo? O que tornou a equipe unida? Os treinos semanais. Tenha em mente essa analogia para construir engajamento. Você precisa encarar toda interação como treino, como se ali você estivesse dando o seu melhor para alcançar seu objetivo final - que neste caso são pessoas que gostam e se importam com seu perfil/marca.
Agora vamos à parte prática, qual o caminho para essa construção?
1. Defina o objetivo que te faz desejar um perfil engajado: pode parecer óbvio, mas se o seu objetivo for vendas, não necessariamente você precisa de engajamento, nesse caso, você precisa de conversões - pessoas que cliquem na bio e comprem seu produto, por exemplo.
2. Faça um planejamento de conteúdo focado no relacionamento: é importante criar conteúdos que tenham mais chances de criar uma conexão duradoura com o seu seguidor, aqui entram os conteúdos meio de funil de caráter explicativo e que trazem consciência. Nesses conteúdos, o ideal é utilizar CTA's como "comente aqui" e "qual a sua opinião" para instigar o início da conversa.
3. Crie algo que gere expectativa: pode ser um quadro semanal, quinzenal ou mensal em que você compartilhe uma dica, ou explique algo do seu nicho. Faça o seu seguidor ter a percepção de que se ele retornar ao seu perfil, ele terá algo de valor.
4.Não deixe seu seguidor falando sozinho: se recebeu um comentário, responda e faça outra pergunta se puder, continue a conversa. Isso vale tanto para os comentários como para as mensagens no inbox.*
5. Tenha constância e comece por você: o engajamento não irá acontecer do dia para a noite, você precisa plantar muito para colher. Faça a sua parte também, comente nos posts dos seus seguidores, não espere somente que comentem se você não faz isso.
*Dica bônus: no story, faça uma enquete bem direcionada sobre seu perfil, algo com a dor do seu cliente. Depois, monitore quem responder e chame a pessoa para conversar no inbox. Comece assim: Oi, eu vi que você respondeu _____ na minha enquete, gostaria de _____ (fale algo para iniciar a conversa).
Pronto para criar uma estratégia personalizada para alcançar as metas do seu negócio?
Preencha o formulário e vamos tomar um café...