Como vender mais usando o Instagram e WhatsApp no seu [...]

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    Marketing

    Imagem do Renata G.

    Renata Gomes

    há 1 ano

    Como vender mais usando o Instagram e WhatsApp no seu negócio

    Existem duas redes sociais que juntas somam 4 bilhões de usuários ativos, elas são importantes ferramentas para trabalhar toda jornada de compra do seu cliente, fazendo-o percorrer as etapas do funil de marketing até chegar à venda.

    Estamos falando do Instagram e do WhatsApp que quando utilizadas de forma estratégica podem aumentar o alcance, o engajamento e a conversão de novos clientes.

    Antes de iniciar é importante você conhecer o famoso funil do marketing, que começa em TOPO, que são estratégias para aumentar o reconhecimento da sua marca, MEIO, para reforçar seu posicionamento, crenças e autoridade e FUNDO para vender as suas soluções. Para cada etapa do funil existe a ferramenta certa para você trabalhar, quando falamos de TOPO no Instagram, usamos muito o REELS, por exemplo. Meio, usamos os posts no feed e stories e no FUNDO convertemos através do direct e do WhatsApp. Mas antes de sair postando é preciso saber bem quem é a sua marca, quem é o público dela, o que eles gostam de consumir e, principalmente, como você pode resolver um problema deles com o seu serviço ou produto. E pra fazer tudo isso bem, você precisa montar uma estratégia.

    A estratégia deve iniciar na definição da sua linha editorial. É através dela que é construída a essência da sua comunicação. Ela também vai te guiar na hora de conversar e se conectar melhor com o público. Tenha em mente sua persona e escolha quais assuntos seu Instagram vai abordar (viagens, culinária, moda, literatura, vida saudável...). Também defina os seus valores e demonstre autoridade ao criar conteúdos atrativos e ricos.

    Agora vamos à parte mais importante: o que você deve postar no seu perfil para fazer com que as pessoas cheguem ao fundo do funil?

    Pra responder a essa pergunta, é preciso saber bem para quem você vai criar conteúdos, campanhas e ofertas, isso facilita o processo de criação de textos, vídeos, parcerias e até mesmo a construção da arte, tudo fica mais claro e então você pode acertar no público que têm a maior probabilidade de comprar de você.

    Depois de fazer todo copilado com essas informações é hora de colocar a mão na massa, avaliar como está o seu posicionamento atual no Instagram, “realmente mostra o que a sua empresa é? Quais os diferenciais? Você seria seu próprio cliente?” e fazer os ajustes necessários.

    Sugerimos alterar o seu perfil pessoal para comercial, assim terá como avaliar as métricas e projetar soluções, acompanhando todos os meses os resultados.

    É hora de avaliar o nome de usuário, foto do perfil, se a bio mostra exatamente o seu valor e se o link está sendo direcionado para os contatos corretos.

    Alguns recursos não podem ficar de fora da sua estratégia, alimentar os stories diariamente pode ser um fator decisivo na escolha do seu cliente. O Instagram afirma que o Stories faz com que os usuários permaneçam mais tempo na plataforma e voltem a visitar um perfil com mais frequência. Ou seja, seus stories agregam autoridade e possuem mais chances de visualização em comparação a um post comum no feed. Por falar no feed, produza muito conteúdo por lá também, lembre-se que não adianta você postar hoje e só postar novamente daqui 15 dias, é um intervalo muito grande o que prejudica o alcance da sua conta e consequentemente as vendas através dessa ferramenta. Seja consistente.

    Outra dica importante é utilize CTAS (Chamadas para ação): uma expressão simples que lembra ao seu público de fazer alguma ação que você considera importante. As hashtags também são fundamentais para aumentar a sua presença no Instagram.

    E acima de tudo, entregue valor colocando-se no lugar do cliente!

    A ideia aqui é não usar o canal apenas para fazer oferta, aposte em conteúdos topo e meio de funil!

    E depois de tudo que você aprendeu, lembre-se de usar a cta para entrarem em contato pelo whatsapp!

    Por falar nisso, vamos aprender agora como vender por este canal...

    Se você ainda não incorporou o WhatsApp ao seu processo de vendas, está deixando de aproveitar uma oportunidade incrível.

    O app está instalado em nada mais, nada menos, que 99% dos celulares nacionais.

    E se você tem um time de vendas, ele provavelmente utiliza e-mail ou ligações como meios de contato, certo? Incluir o WhatsApp aqui é essencial para usufruir de benefícios como:

    • Aproximar o lead, tornando o contato mais quente e menos padronizado do que por e-mail.
    • Permitir ganhos de produtividade e escala, uma vez que o mesmo vendedor pode dar atenção para vários clientes por mensagem enquanto aguarda uma resposta.
    • Possibilidade de gerar dados, que podem ser metrificados e utilizados na gestão comercial, como o volume de atendimentos por dia, a velocidade do primeiro contato e o tempo médio de resposta.
    • Registrar negociações instantaneamente.

    Mas como adaptar o processo comercial para vender pelo WhatsApp?

    As adaptações no processo comercial para essa implementação devem passar por todas as etapas, desde o primeiro contato até o fechamento da venda.

    O primeiro contato pode ser feito por essa ferramenta, uma vez que a maioria das pessoas não atende mais ligações, dessa forma o vendedor pode enviar uma mensagem para marcar o melhor horário para uma ligação, ou fazer toda a qualificação via mensagem mesmo, dependendo da disponibilidade do Lead.

    Assim, uma oportunidade que ficaria parada por dias até uma reunião formal pode avançar no funil de vendas em questão de horas.

    Também é interessante usar o WhatsApp para enviar lembretes de reunião, enviar arquivos de imagem e vídeo, como apresentações e demonstrações do seu produto/serviço.

    O envio de mensagens de áudio também pode ser explorado, desde que isso seja alinhado com o cliente. A ideia não é substituir uma ligação por uma troca de áudios, evidentemente.

    O WhatsApp não descarta outros canais, como o email e o telefone, mas complementa. A intenção é otimizar o tempo dos vendedores e explorar um canal em que todos os seus potenciais clientes estão durante uma grande parte do dia.

    Vale lembrar que esse é um trabalho contínuo que requer dedicação pra que sua marca cresça e colha resultados cada vez melhores. Por isso, a dica principal é mantenha-se atualizado, de olho nas tendências que vão surgindo e saiba como adaptá-las pra sua estratégia!

    Não espere resultados imediatos... Sucesso leva tempo e exige esforço e dedicação!

Pronto para criar uma estratégia personalizada para alcançar as metas do seu negócio?

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