Conteúdo estratégico com IA: a criatividade não pode ser [...]

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    Imagem do Brandon M.

    Brandon Machado

    Conteúdo estratégico com IA: a criatividade não pode ser automatizada

    Com o advento de ferramentas cada vez mais tecnológicas como a IA, sempre surge a grande questão: e agora, os profissionais - nesse caso criativos - perderam seu lugar? Mas calma, não é bem assim…

    Antes de mais nada, é importante ter em mente que uma IA, através de uma compilação de dados já existentes, permite que um programa aprenda, racionalize e tome decisões em tempo recorde para um pedido específico. A IA já consegue gerar rascunhos de textos, analisar tendências, gerar imagens e até propor soluções ágeis, uma mão na roda não é mesmo? Mas há muito ainda que somente um ser humano é capaz de captar: como as emoções humanas e contextos sociais com um olhar profundo e sensível, por exemplo.

    Um calendário de datas comemorativas pode ser gerado através de uma inteligência artificial, mas apenas uma mente humana é capaz de linkar uma data sazonal com conteúdo estratégico sensível e relevante para as pessoas com o timing e intenções certas. Afinal, a criatividade nasce de referências mas também de uma visão de mundo única.

    Colaborativa, e não substituta.

    Mais tempo para focar no que importa. Se antes os profissionais precisavam de muitas horas para pesquisa, coleta de informações e organização dos dados, agora isso tudo pode estar a apenas alguns prompts de distância. Criativos que souberem usar a IA como parceira, terão mais tempo agora para tomar decisões mais estratégicas e criativas.

    Ok, legal saber disso… mas como de fato, pode-se usar essas tecnologias no dia-a-dia? Seguem algumas práticas que são úteis no marketing:

    Adaptação de tendências e assuntos em alta para um segmento específico;
    Novas ideias e insights para conteúdos mais assertivos;
    Otimização de conteúdos complexos em uma linguagem mais acessível para os diversos públicos.

    Além de muitas trends que estão surgindo baseadas totalmente no poder que a IA tem de transformar pessoas e negócios em algo mais popular e visualmente atrativo, já que com a junção de fotos de produtos reais e alguns comandos simples pode-se gerar imagens publicitárias de alta qualidade e que no geral precisam de poucos ajustes para finalização e lançamento.

    Usar ou não usar, eis a questão.

    É um caminho sem volta, a IA veio para revolucionar nossas vidas e tornar as coisas mais fáceis. Mas claro, é sempre bom ter cuidado para não botar tudo nas mãos dessa ferramenta que pode ser fantástica, mas que não é capaz de gerar algo de muito valor para as marcas: a autenticidade.

    Quer criar conteúdo estratégico e original que engaje pessoas, com apoio da tecnologia mas com essência humanizada? Entre em contato com a gente!

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