Algoritmo do Instagram: 6 dicas para transforma-lo no seu [...]

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  • Algoritmo do Instagram: 6 dicas para transforma-lo no seu maior aliado

    Marketing

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    Duda Nascimento

    há 1 ano

    Algoritmo do Instagram: 6 dicas para transforma-lo no seu maior aliado

    Algoritmo do Instagram: 6 dicas para transformá lo no seu maior aliado

    A palavra "algoritmo" tem o poder de assustar a maioria das pessoas que trabalham com redes sociais, já que o maior desafio é melhorar o alcance e assim expandir o seu público. Além de serem usadas para Marketing e Vendas, as redes sociais são as principais ferramentas para divulgação de conteúdo e de contato e para atendimento ao público.

    O Instagram é uma das, se não a maior rede social utilizada para fins recreativos e comerciais. Seu algoritmo vem sendo desenvolvido e otimizado desde 2016, quando os criadores perceberam que a enxurrada de conteúdo aleatório que chegava aos usuários os afastava ao invés de os aproximar da rede. Com o algoritmo, o conteúdo que chega na sua tela foi milimetricamente calculado para te agradar.

    Você precisa conquistar a sua audiência. Em um cenário com um número crescente de usuários, a concorrência se torna cada vez mais acirrada e, para destacar-se no meio de tantas pessoas tentando vender o seu peixe, você precisa saber como fazer seu conteúdo chegar nas pessoas certas.

                 Então lá vão 6 dicas para ajudar a entender o algoritmo do Instagram e o que você pode fazer para transformá-lo no seu maior aliado!

     

    1 – O melhor horário para postar é o seu.

    Há tempos o Instagram não entrega os conteúdos de forma cronológica, mas sim conforme os interesses. Por isso, não adianta seguir a maré e postar nos horários de “pico” se o seu conteúdo não é adequado para aquele horário. Por exemplo, não adianta postar uma cesta de café da manhã às 18h, assim como não faz sentido divulgar a sua lanchonete às 7h. Para ter certeza de que seu público vai receber o que você quer entregar, analise suas métricas nas configurações e reflita qual o horário mais compatível ao conteúdo que será postado.

    2 – Trate seus seguidores como amigos, não como fãs.

    As pessoas gostam de se sentir vistas e ouvidas, tendo suas dores compreendidas por aqueles que elas seguem. Por isso, foque em construir um relacionamento com as pessoas que te acompanham, descubra qual é seu público, como é sua rotina, descubra suas dores e onde ele precisa de ajuda, veja seus seguidores como pessoas e não apenas como números, procurando saber o que as frustram e o que as alegram. Isso gera proximidade e os faz se sentirem mais confortáveis para engajar nas suas redes.

    3 – Não é porque não é cronológico que não precisa ser novo.

                 Apesar de não entregar os conteúdos em ordem cronológica, o Instagram leva em consideração que as pessoas querem ver conteúdo novo e recente – afinal, tudo muda muito rápido e elas querem estar sempre atualizadas. Por isso aproveite pautas quentes, utilize de filmes, notícias, assuntos que estão em alta e que são novidades, tentando conectar assuntos populares ao conteúdo do seu nicho.

     4 – Cuide da sua bolha, para depois furá-la

                 Pouco adianta estar desesperado para aumentar sua audiência se você não tem preparo para lidar com o seu público atual. Primeiro você precisa consolidar a parceria com as pessoas que te acompanham hoje, mesmo que elas estejam em pouca quantidade. Lembre-se, todo mundo que está no topo começou de baixo um dia. Se seus stories têm apenas 50 visualizações, reflita: que oportunidade você teria para reunir 50 pessoas dispostas a ouvir sobre o seu conteúdo? Hoje esse número pode parecer baixo, mas fidelizando esse público eles engajarão mais com os seus posts e assim o Instagram vai perceber que seu conteúdo é digno de atingir mais pessoas fora da sua bolha.

    5 – Use e abuse dos stories.

    O Instagram Stories é um recurso de conteúdo efêmero para consumo diário que te dá a oportunidade de criar uma relação mais próxima com os seus seguidores. Ele permite que você poste conteúdos de diversas temáticas sem a produção cuidadosa do feed, uma maneira mais informal de se relacionar com o seu público. Você pode mostrar bastidores, falar sobre o dia a dia, utilizar das ferramentas interativas para que seu público participe de decisões e deem suas opiniões. Isso fará com que eles se sintam ainda mais parte da sua comunidade.

    6 – Você também precisa engajar

    Não adianta exigir que seus seguidores engajem com os seus posts se você não investe alguns minutos rolando o feed e acompanhando também as pessoas que você segue. Interagir com o seu público é mais uma das diversas formas de se aproximar deles, e esse relacionamento faz o Instagram entregar seu conteúdo cada vez mais. Responder os comentários e as mensagens diretas são formas simples de aumentar o engajamento.

     

    O algoritmo do Instagram é complexo, mas pode se tornar um grande aliado se você conhece as estratégias para usá-lo da forma correta. Não deixe de estudar e se manter atualizado sobre as ferramentas e as facilidades que elas podem oferecer para aumentar o alcance da sua conta.

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