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Design
Brandon Machado
há 1 ano
4 princípios do Design para profissionalizar qualquer layout
Se deparar com uma tela em branco e o texto para elaborar um criativo pode ser algo um tanto assustador, né? Para nos ajudar (alô designers) no processo de criação, existem alguns princípios que podem ser utilizados para diagramar qualquer informação em um layout esteticamente agradável e fácil de entender. Afinal, o designer projeta para pessoas, e a sua função é facilitar a interpretação e compreensão de uma mensagem.
Existem quatro princípios do Design que consideramos muito importantes para se obter resultados profissionais nos criativos. Para ilustrá-los, utilizaremos posts do nosso feed de exemplo. Vamos lá!
Hierarquia
Precisamos ter em mente que manter os elementos de um layout organizados é fundamental para a sua compreensão. Para uma mensagem ser lida de forma clara, podemos utilizar recursos para aumentar ou diminuir a ênfase. O principal recurso para se dar ênfase é aumentar o seu tamanho.
Nesse post, buscamos aumentar a palavra “Oscar” para chamar mais atenção do que o restante do título, já que na época que foi postado esta era uma pauta quente e não poderíamos deixar brecha para o leitor passar batido.
Outra forma de dar ênfase no texto, é o peso da fonte. Algo comum é deixar as informações mais importantes do texto (principalmente os longos) em bold, extrabold ou black.
Se você já utilizou o Word para editar textos (ou seja, quase todo mundo), já deve ter percebido que ele vem com predefinições de estilo, onde o título principal é maior e mais destacado, e conforme você vai adicionando subtítulos, eles ficam cada vez menores. O princípio aqui é exatamente esse: a hierarquia.
O alinhamento dos elementos é uma maneira de guiar o olhar do observador. No ocidente, aprendemos a escrever de cima para baixo, da esquerda para a direita, então costumamos seguir esse fluxo ao ler um texto. Por isso, pode ser muito desconfortável ler um texto longo alinhado ao centro ou à direita. Um texto desalinhado dificulta a leitura e desmotiva a leitura.
É possível destacar um elemento também através do contraste, que é o próximo princípio que falaremos.
Contraste
Para lidar com o contraste, entender a hierarquia ajuda. Isso porque dificilmente conseguimos criar uma separação clara entre os princípios do Design. A função do contraste é atrair a atenção do observador e definir o que é relevante, ou seja, destacar algumas áreas do layout. Isso pode ser feito através de textos em negrito, fundos coloridos, imagens, formas, etc. Esse princípio é muito utilizado para botões, como nos casos das CTAs (call to action), que solicitam uma ação.
Nesse criativo, não precisamos nem ler o texto para entender que se trata do Twitter, já que o passarinho azul está bem destacado pela cor e tamanho ao fundo, um ótimo exemplo de aplicação de contraste.
Proximidade
Esse princípio parte da ideia de que elementos próximos tendem a ser entendidos como uma unidade, por isso, devemos agrupar informações similares para facilitar o escaneamento pelo olhar humano.
Aqui observamos a importância do espaço em branco, pois não é necessário ocupar todo o fundo com objetos, deixando o famoso espaço de “respiro”. Para ajudar utilizamos os espaçamentos e margens, que permitem que os elementos sejam separados e distintos entre si, sem causar uma confusão ao olhar.
Repetição
O ato de repetir um elemento no layout faz com que o observador siga um fluxo na leitura, e muitas vezes contribui para uma unidade visual harmônica.
Para elementos de fundo ou não tão importantes, podemos usar uma variação de tons de cor parecidos para evitar assim que chame mais atenção do que o elemento principal (que no exemplo, seria a mensagem em fundo roxo).
No exemplo temos:
- A repetição das cores verdes e roxo, que fazem parte da identidade da Influup;
- Repetição do fundo verde e texto alinhado à direita quando se trata de uma mensagem enviada pelo próprio usuário (assim como já estamos condicionados nos apps de conversação);
- Utilização do fundo com traços orgânicos em roxo, já utilizado em outros vários posts do feed.
O próprio ritual de inserir o logo da marca nas postagens é um exemplo desse princípio, pois acaba gerando uma relação de familiaridade entre os posts. Destaca-se também o uso rotineiro de alguns elementos da identidade visual.
Resumindo
Hierarquia: definir a ordem correta dos elementos;
Contraste: destacar o que é relevante;
Proximidade: agrupar os elementos que se relacionam;
Repetição: garantir consistência e previsibilidade, gerando harmonia.
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